Certificação de Cabeamentos de rede: Qual sua importância e benefícios?

Certificação de Cabeamentos de rede: Qual sua importância e benefícios?

Atualmente, as empresas têm buscado aliar produtividade, qualidade e redução de custos. O que os gerentes de TI sabem e tentam justificar aos demais gestores é que essa eficiência operacional está diretamente ligada a uma infraestrutura de rede bem construída. Aqui entra o papel da certificação de rede.

Essa certificação deve ser encarada como uma ferramenta indispensável para qualquer tipo de instalação e cabeamento estruturado. Mas o que é certificação de rede e qual seu impacto na organização? Continue a leitura, pois temos as respostas!

O que é certificação de rede?

A certificação de rede é uma bateria de testes realizada para comprovar a qualidade e o funcionamento dos cabos. Basicamente, eles mostram se a rede está disponível para uso ou não e avaliam a qualidade do cabeamento para definir se está dentro dos parâmetros planejados.

Para isso, utilizam-se equipamentos específicos adequadamente calibrados para identificar falhas, conforme a regulamentação das normas TIA/EIA 568B. Após os testes de certificação, gera-se um relatório com o registro de toda a análise realizada. Esse é um documento importante que deve ser anexado ao projeto da instalação. Dessa forma, os dados poderão ser usados futuramente em comparativos com novos testes, que podem incluir:

  • atenuação (attenuation);
  • comprimento do cabo (lenght);
  • pinagem dos cabos;
  • resistência do cabo;
  • perda e retorno (return loss)
  • paradiafonia;
  • atraso de propagação (propagation delay);
  • mapeamento dos condutores (wiremap)

Quais os benefícios que esses testes trazem?

Agilidade no diagnóstico

Ao surgirem falhas, a certificação de rede pode checar todos os pontos da infraestrutura e, de modo rápido e eficiente, detectar onde está o problema. Dessa forma, os chamados do departamento de TI são prontamente atendidos e de modo muito mais eficaz.

Redução de custos

Realizar testes para monitorar a qualidade da rede e prevenir a ocorrência de falhas graves é melhor do que remediar com reparos — muito mais onerosos para o negócio.

Além disso, o tempo em que a rede fica indisponível ou em mal funcionamento reduz substancialmente a produtividade. O resultado é queda de eficiência operacional e de receita. Sem falar na perda de credibilidade aos olhos dos clientes.

As vantagens da certificação de rede são inúmeras. Sem dúvida ela é indispensável para o setor de TI garantir maior disponibilidade dos serviços e eficiência nas demais operações do negócio.

Deixe uma resposta