O que é um cabeamento estruturado e qual sua importância.

O que é um cabeamento estruturado e qual sua importância.

O cabeamento estruturado é a padronização de toda a rede da empresa com o mesmo tipo de cabo e conectores. Permite transmitir sinais de dados, voz e multimídia na mesma infraestrutura, além de melhorar a performance da rede e reduzir custos de manutenção e possíveis expansões.

Qual a sua importância?

Que tal iniciarmos este tópico propondo a você um teste? Tente imaginar o seguinte cenário: você está visitando um datacenter, pertencente a uma empresa altamente conceituada, e acaba por quase tropeçar em um cabo instalado no meio do caminho. No local, é possível ver outros cabos expostos a uma goteira e fios que atravessam as mesas do escritório.

Conseguiu adaptar a situação para a vida real? Logicamente, não! Em datacenters é praticamente impossível nos depararmos com isso, afinal, as grandes corporações fazem um planejamento de infraestrutura, tendo em vista o cumprimento de todas as normas técnicas (nacionais e internacionais) e o alto desempenho das máquinas.

Além disso, o cabeamento estruturado visa garantir que todo o projeto de infraestrutura seja plenamente capaz de operar por um período mínimo de 10 anos suportando, além dos processos, os servidores da rede local, a quantidade de switches, roteadores e sua extensão.

O projeto de cabeamento estruturado também traz uma série de benefícios como:

Manutenção rápida e simples;
Fácil instalação de conexões novas;
Custo reduzido a médio e longo prazo;
Fácil identificação de erros;
Integração de diversas aplicações em um único cabeamento;
Possibilita vida útil maior para o sistema de cabeamento;
Utilização máxima da capacidade de rede;

O resultado desse trabalho bem feito é instalar o cabeamento estruturado apenas uma vez. Isso gera menos gastos e evita modificações toda vez que for preciso adicionar um novo ponto de rede.

Ficou alguma dúvida sobre cabeamento estruturado? Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta