O que é um telefone ramal?

Os termos “ramais” e “extensões” você provavelmente já ouviu, correto? Mas sabe qual o real significado e diferença entre eles?

Uma extensão nada mais é do que dois ou mais aparelhos que são interligados numa mesma linha telefônica. Sendo assim, você poderá ter aparelhos distribuídos em diferentes pontos da sua residência ou local de trabalho, mas deve haver uma estrutura de cabeamento em todos os pontos.

Porém, qualquer aparelho consegue ouvir uma ligação que estiver em andamento em outro ponto, não havendo modo privado. 

Já o telefone ramal utiliza a tecnologia digital DECT 6.0, presente nos telefones sem fio mais modernos. Essa função permite que uma única linha telefônica possua diversos ramais sem fio (em média, 5).

No entanto, para usufruir dessa tecnologia, você deve adquirir um telefone de base, aparelho que irá “distribuir” as ligações para os ramais adicionais.

Características e vantagens do telefone ramal

Transferência de chamadas: Com opção de transferir a chamada para qualquer outro ramal que esteja instalado no mesmo ambiente (num raio de até 50 metros em ambientes fechados ou até 300 metros em ambientes abertos), mas essa opção só se torna válida após atender uma ligação.
O alcance, porém, pode variar devido a barreiras físicas, interferências de outros equipamentos, condições climáticas entre outros fatores.

Agenda telefônica e Registro de chamadas: Os telefones ramais contam
com  funções de agenda telefônica e registro de chamadas, colaborando na
organização das suas informações no dia a dia.
Facilidade de instalação: Não é necessário operar mudanças na estrutura física do seu ambiente ou utilizar fios, para registrar um telefone ramal. 
Basta apenas plugar o aparelho em qualquer tomada e realizar uma breve
configuração no menu do telefone.

Conferências: A inclusão de 3 pessoas em uma mesma ligação de forma
simultânea. Essa função é controlada através da base, que pode incluir ou excluir determinados ramais em uma mesma ligação. Outra característica interessante é o modo privado: se um ramal estiver em uma ligação, o outro só poderá ouvir e participar da conversa se for incluído em uma conferência.

É importante saber que nem todos os telefones sem fio possuem a função de ramal e, nem todos os telefones ramais são compatíveis com uma determinada base.

Deixe uma resposta